Muitos motoristas se preocupam com outros componentes no carro e não dão tanta importância para os pneus. Não que os outros aspectos merecem a devida atenção, porém, apesar das marcas como Pirelli, Continental, Goodyear, terem bastante qualidade, é preciso ter alguns cuidados para ter uma boa condução, frenagem e se estiverem conservados, podem evitar acidentes.
Fique no texto e saiba como prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo, com 6 dicas essenciais, confira a seguir!
1 – Realize inspeções visuais
Tenha o hábito de sempre olhar para seus pneus. Por meio de inspeções visuais constantes será possível detectar se há objetos estranhos alojados nos pneus, como pregos, arames, gravetos ou pedras, que deverão ser retirados.
Você deve verificar também se há sinais de desgaste irregular dos pneus, que podem indicar a necessidade de alinhamento ou balanceamento.
2 – Calibre os pneus com frequência
Adquira o hábito de calibrar o pneu com frequência, de preferência a cada 15 dias. Quando não cuidamos da calibragem dos pneus, ele, ao rodar descalibrado, acaba forçando as laterais dos pneus e deixando ele deformado.
Sempre utilize a calibragem indicada no manual do fabricante do pneu para utilizar a pressão certa, seja ele pneu aro 16, 17, 18, entre outros.
3 – Adote uma direção consciente
Dirigir de forma descuidada é prejudicial para os pneus, várias práticas podem danificá-los: frenagens repentinas, curvas em alta velocidade, arrancadas bruscas, raspar no meio fio, passar em cima de buracos ou objetos na estrada.
4 – Alinhamento e balanceamento
É preciso manter o carro sempre alinhado e as rodas balanceadas. O alinhamento corrige a suspensão para que os pneus fiquem retos, alinhados ao volante, e o balanceamento faz com que as rodas girem no próprio eixo, sem bambear.
Eles garantem que o carro rode sem puxar a direção e sem tremer. Assim, conservando os pneus e prevenindo desgastes irregulares. É importante realizar o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil quilômetros ou antes.
5 – Utilize o TWI
Existe um indicador de desgaste da rodagem (TWI), que mostra o momento certo para que seja realizada a troca de pneus. É importante observar periodicamente este indicador existente em todo o pneu para não conduzir veículos com pneus carecas. Pneus carecas perdem a capacidade de aderência ao solo, o que aumenta os espaços de frenagem e, consequentemente, os riscos de acidentes.
6 – Siga as recomendações do fabricante para a troca
Elas são específicas e serão mais eficazes na manutenção de sua qualidade e vida útil dos pneus. No manual do proprietário você encontra todas as informações necessárias, como a frequência e forma correta de fazer o rodízio, a pressão ideal para a calibragem, características dos pneus compatíveis e tamanho.
Por exemplo, o pneu 185 65 R15 é ideal para carros populares, compactos, hatches e sedãs. Embora todos esses cuidados aumentem significativamente a duração dos pneus, mesmo assim, em algum momento, vai ser necessário trocá-los.