A internet foi uma inovação para o mundo, no entanto, existem várias dicas da internet perigosas, incluindo receitas culinárias, métodos de emagrecimento rápido e diagnósticos de saúde não supervisionados. Embora isso possa ser perigoso, muitas pessoas ainda seguem essas dicas na busca de resultados impossíveis.
Dicas confiáveis como “frequente a academia e malhe três vezes por semana” são obscurecidas por modas absurdas como “perder peso injetando veneno de cobra”. A maioria dessas dicas não são seguras e não devem ser seguidas. Exceto se você quiser acabar em memes ou em situações ainda piores.
Por isso, organizamos 7 dicas da internet que são terríveis!
Vale ressaltar que, sempre importante verificar a fonte e a credibilidade de qualquer informação encontrada na internet antes de seguir qualquer conselho ou dica. Além disso, é importante consultar um profissional de saúde ou especialista antes de tomar qualquer medida que possa afetar sua saúde ou bem-estar.
1 – Os chás de desintoxicação são terríveis para a sua saúde
Personalidades do Instagram agora promovem produtos, muitas vezes prejudiciais à saúde, como chás desintoxicantes. Esses produtos são vendidos com a ideia enganosa de saúde e boa forma física, mas, na verdade, são perigosos para o nosso sistema de filtragem, o fígado e os rins. Muitas pessoas são enganadas e aderem a esses métodos.
Chás desintoxicantes são vendidos como uma opção saudável para perda de peso, mas, na verdade, são apenas laxantes disfarçados. O uso prolongado de laxantes, por mais de duas semanas, pode causar efeitos colaterais graves, como diarreia, cãibras, desidratação e interrupção do ciclo menstrual.
Além disso, o uso de laxantes pode afetar a eficácia de métodos anticoncepcionais, o que pode resultar em gravidezes inesperadas. Por essas razões, é importante evitar esses chás e procurar orientação médica antes de iniciar qualquer plano de saúde ou perda de peso.
Não se deixe enganar
Se você perde peso após tomar chás desintoxicantes, isso não significa que você está perdendo gordura, mas sim líquidos. Embora muitas pessoas invistam pequenas fortunas nesse tipo de produto, apresentado por personalidades magras e felizes no Instagram, é importante ter cuidado e não cair nessa armadilha.
2 – Não tente aumentar os seus lábios com uma garrafa
O Desafio Kylie Jenner, que fez sucesso em 2015, consistia em aumentar o volume dos lábios com pressão de um copo ou garrafa. No entanto, o resultado nem sempre era satisfatório. Se você frequenta as redes sociais, provavelmente já ouviu falar disso.
O Desafio pode prejudicar sua saúde. Ao puxar o ar pela garrafa, a pressão negativa pode causar inchaço e até mesmo lesões nos vasos sanguíneos.
Se durar mais de 30 segundos, pode resultar em descoloração temporária ou até mesmo em danos permanentes, como pigmentação e cicatrizes. Não adianta arriscar sua saúde em busca de um resultado que nunca será alcançado.
3 – Máscaras de carvão irritam a sua pele
A maioria dos cremes e máscaras faciais são fáceis de remover com água, mas as máscaras de carvão não são tão simples de retirar. Elas podem ser difíceis de retirar por completo e pode causar dor durante o processo.
As máscaras à base de carvão prometem remover sujeira, cravos e outros resíduos da pele, e de fato, cumprem o que prometem.
No entanto, ao retirar as impurezas, elas também retiram uma camada protetora da pele e dos cabelos, tornando a pele mais vulnerável a irritações, descoloração, hipopigmentação, poros ampliados permanentemente e cicatrizes.
Não se deixe enganar pelos slogans motivacionais do Instagram. Se sentir dor durante o procedimento, é sinal de que algo está errado. Algumas pessoas até relataram ter sofrido queimaduras químicas ao usar máscaras à base de carvão.
4 – Queimar o seu cabelo vai danificá-lo
As pontas duplas podem ser um problema para as mulheres, mas existe uma solução para eliminá-las de vez: queimar as pontas.
Essa técnica de cuidado com os cabelos vem sendo praticada no Brasil desde os anos 1960. Quando feito corretamente, envolve o uso de uma vela acesa para selar as pontas duplas, melhorando a aparência dos cabelos sem comprometer o comprimento.
A prática de queimar pontas duplas, apesar de popular desde a década de 60, tornou-se ainda mais comum com a influência de uma modelo no Instagram.
Infelizmente, muitas pessoas estão tentando fazer o tratamento em casa sem a ajuda de um profissional qualificado. Isso só pode resultar em cabelos mais fracos, perda de cor e ainda mais pontas duplas. Além disso, a exposição direta ao fogo pode ser prejudicial para a saúde.
Em vez disso, considerar um shampoo contra pontas duplas seria uma opção mais saudável para o seu cabelo.
5 – O “Vaping Vitamina” faz mal para os pulmões
Pode parecer loucura, mas o “vaping de vitaminas” é uma realidade. Algumas empresas estão investindo em produtos que permitem a inalação de vitaminas, incluindo a vitamina B12, por cigarros eletrônicos ou óleos essenciais. Embora a eficácia desse método seja duvidosa, muitas empresas estão explorando essa tendência.
Muitas empresas estão investindo nesse mercado, especialmente na vitamina B12. No entanto, esse produto se baseia em equívocos, como a crença de que a B12 é uma cura mágica para tudo.
Além disso, a menos que você seja idoso, tenha uma doença rara, ou seja vegano, é provável que já esteja consumindo quantidades suficientes de B12 ao comer carne, leite e ovos.
Portanto, por que gastar cerca de US$ 45 em três pacotes de “fumaça de vitamina B12 com sabor cítrico” quando é possível comprar um frasco de comprimidos por apenas US$ 10?
Hoje, existe um enorme mercado para produtos vaping, e ter mulheres bonitas e descoladas estampando os anúncios facilita a publicidade de um produto saudável. Acontece, que a ciência sobre vaping ainda é muito vaga, e não sabemos todos os efeitos que causam aos seus pulmões a longo prazo.
6 – Limpeza de pele usando cola
A cola não é destinada a ser usada como uma máscara caseira, no entanto, uma jovem tentou fazê-lo para alcançar a pele perfeita, semelhante a da cantora Beyoncé. Infelizmente, ela acabou pagando um preço alto por essa decisão, pois perdeu as sobrancelhas, embora tenha conseguido uma pele lisa.
7 – Misturar maquiagem no celular
A mistura de base em um smartphone pode ser vista nas tendências de maquiagem no Instagram, mas não é uma prática higiênica.
Os celulares são objetos frequentemente sujos que mantemos em contato com nossa pele, o que pode resultar em infecções de pele devido à sensibilidade do rosto. Se você quiser aderir a essa tendência, é importante limpar o seu smartphone antes de misturar seus cosméticos nele.