Eles são famosos gays, desejados com vidas estáveis e belas aparências. Alguns deles decidiram se revelar a todos, enquanto outros apenas o fizeram para a família.
A maioria dos famosos que se assumiram prefere manter sua vida pessoal discreta, mas lutam contra a homofobia, que ainda é muito presente na sociedade. Outros escondem sua orientação sexual devido ao medo do preconceito e de perder oportunidades de trabalho.
Alguns deles usam sua fama para combater esse preconceito e mostrar que amar alguém do mesmo sexo é normal.
7 famosos gays
A orientação sexual é uma característica pessoal que não deve ser motivo de discriminação ou preconceito. No entanto, infelizmente, a sociedade ainda é repleta de homofobia e muitos indivíduos LGBT+ enfrentam dificuldades em se expressarem livremente e serem aceitos.
Isso é especialmente verdadeiro para celebridades, sendo constantemente julgadas pelo público e pela mídia. A seguir, montamos uma lista de 7 famosos gays:
Marco Nanini
Famoso pelo seu papel, em “A Grande Família” e no filme brasileiro “O Auto da Compadecida”, já se assumiu como gay em 2011 em uma entrevista à revista Bravo, e chegou até a comentar que costuma receber alguns namorados em casa.
Marco Nanini diz também concordar que os artistas têm de se posicionar e levantar bandeira para dar voz a quem não tem:
Sou homossexual e me sinto absolutamente seguro e maduro para declarar isso. Não quero fazer disso um drama nem discutir por que sim ou por que não. São muitos os casos de violência física contra os gays. Quanto mais eu assumir a minha parte nesse assunto, melhor, mas sem aquele chantili que costuma cobrir as fofocas. Isso é um assunto sério.
— Nanini para Veja Rio
Netinho
Ernesto de Souza Andrade Junior, é conhecido como Netinho, ele um famoso cantor que fez sucesso na década de 90. Após várias noticiais que ele era gay saírem na mídia, ele fez um post dizendo que não liga para as fofocas e que se tem amor, o sexo não importa.
Gay e conservador, Netinho frequentemente ataca a comunidade LGBT e o carnaval, também atacou pautas defendidas pela esquerda e contou que “não podia ver um buraco de fechadura que dava tesão”.
Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, o cantor Netinho criticou a comunidade LGBT+:
Se esse pessoal LGBT não vivesse conforme o fiofó, porque eles vivem assim, pensando no fiofó, estariam hoje comandando o Brasil com o Jair (Bolsonaro), apoiando o Jair, ia ser maravilhoso. Mas eles foram doutrinados a enxergar a vida pela lente do fiofó.
— Netinho em entrevista
Wentworth Earl Miller
É um ator americano que assumiu sua homossexualidade publicamente em uma entrevista. Ele nasceu em 1972 e é muito conhecido pelo seu trabalho como Michael Scofield na série Prison Break.
Logo quando se assumiu em 2013, ele foi convidado para um festival russo, no entanto, recusou o convite.
Estou profundamente perturbado pelo tratamento de homens e mulheres gays pelo governo russo. A situação não é aceitável e eu não posso participar de uma celebração organizada por um país onde pessoas como eu têm negados seus direitos de viver e amar abertamente.
— Wentworth Earl Miller
O ator também recentemente afirmou não querer mais interpretar personagens heterossexuais.
Luiz Fernando Guimarães
Ator de comédia conhecido pelo papel na série “Os Normais”, que ficou no ar por anos na Globo, ele se assumiu homossexual sendo casado com outro homem.
Ele disse que se casou após 24 anos com o marido para poder adotar os filhos. Em 2021, ele e o marido, Adriano Medeiros, adotaram duas crianças, Dante, de 10 anos, e Olívia, 7.
Medeiros também falou sobre a maior dúvida que teve em relação à paternidade: “Fiquei inseguro, achando que eles não teriam mamãe e que isso faria um mal. E não foi um problema isso. Eles amam ter dois pais”.
Marco Pigossi
Ator global, Pigossi se assumiu gay recentemente, após um processo doloroso de autoaceitação e coragem para enfrentar os preconceitos da sociedade. Em conjuntura com a revelação, assumiu o relacionamento com Marco Calvani.
Marco Pigossi deu uma entrevista para o Podcast “Calcinha Larga”, do Spotify, e relembrou do processo para se assumir homossexual e como isso o deixou mais seguro. Um dos resultados desse processo é o documentário “Corpolítica”, que tem Marco como produtor. A produção é sobre candidaturas LGBT+ nas eleições municipais do Rio em 2020.
Leonardo Vieira
Leonardo disse em entrevista que contou para os seus pais que era gay aos 15 anos. Fez muitas novelas na Globo e Record, o ator nunca tinha assumido publicamente que era gay até que no carnaval vazar fotos dele beijando outro rapaz.
Morando fora do Brasil, mais precisamente em Portugal, desde novembro de 2018, ao lado do marido Leandro Fonseca, Leonardo Vieira, ator considerado galã da televisão nos anos 90, concedeu entrevista ao jornal Extra e explicou o motivo que fez com que ele deixasse o País.
Vários fatores foram determinantes para minha mudança. Em primeiro lugar, busca de melhor qualidade de vida. Isso inclui viver melhor gastando menos.
Em Portugal, a homofobia é bem menor que no Brasil, eu não sofro ameaças de morte por ser eu, como já aconteceu no meu país. Aqui, a morte de alguém por violência é notícia por semanas, pois não é como no Brasil, que se morre por bala perdida todos dias.
— Leonardo Vieira
Ian McKellen
Ele ficou conhecido por interpretar Magneto na franquia de filmes “X-Men” e por trabalhar em outras grandes produções de sucesso, Ian assumiu publicamente sua homossexualidade para o mundo.
O ator contou que nunca falou para seus pais que é gay.
O mais próximo que você consegue ser quando sua mãe morre quando você tem 12 anos e seu pai morre quando você tem 22. Eu nunca contei para eles que era gay, por exemplo. Eles nunca me viram fazer meus melhores papéis. Mas eu me lembro do meu tempo com eles apenas com boas memórias.
— Ian McKellen
Ian, criado em uma família religiosa, brincou sobre ter assumido sua homossexualidade aos 49 anos: “Eu nunca mais parei de falar disso, compensei pelo tempo perdido”.
Ver também
- 10 lésbicas brasileiras que são famosas e você não sabe
- 7 curiosidades geográficas que você provavelmente nunca ouviu falar