Beber água é fundamental para manter o organismo saudável e hidratado, e está diretamente ligado a nossa qualidade de vida. É comum ouvir médicos recomendando o consumo de 2 litros de água por dia, podendo alguns recomendarem até 4 litros de água.
No entanto, uma incerteza ainda acomete muitas pessoas: qual a temperatura adequada na hora de beber água? Devemos consumi-la gelada ou em temperatura ambiente?
A dúvida especialmente gira em torno dos efeitos que a temperatura da água pode causar no nosso organismo. Dependendo da estação do ano, é normal compensar a temperatura externa com líquidos em temperaturas constantes — por esse motivo tendemos a ingerir aquela água gelada em bebedouros industriais quando trabalhamos durante o verão, por exemplo.
Não somente pela sensação de prazer, mas beber líquidos refrigerados durante períodos mais quentes auxilia a regular a temperatura corporal. Mas será uma prática prejudicial à saúde? Segue com a gente para mais esclarecimentos.
Gelada ou em temperatura ambiente?
Em geral, a resposta é simples: ambas podem trazer benefícios ao organismo.
Embora alguns profissionais afirmem que o ideal ao ingerir líquidos é que ele esteja em temperatura um pouco inferior ao corpo (abaixo de 36,0 graus Celsius, que é a média de 95% da população), o consumo de água gelada tem lá seus riscos.
Se ingerida em excesso, ela pode trazer danos ao sistema imunológico e digestivo, causando constrição e o estreitamento dos vasos sanguíneos, além de irritar a garganta. Já a ingestão de água em temperatura ambiente, na maioria dos casos, dificilmente trará algum prejuízo ao organismo.
E água quente, faz bem?
Por incrível que pareça, sim. O consumo de água quente é muito comum em culturas orientais, especialmente na cultura chinesa — eles acreditam nos benefícios da água no metabolismo e desintoxicação.
É claro que, em um país tropical, a ideia de ingerir água morna não é muito agradável. Todavia, por favorecer a digestão de alimentos e promover a eliminação de toxinas do organismo, pode ser uma boa opção para quem procura emagrecer e melhorar a circulação sanguínea. Bebedouros de água elétricos são uma boa opção para quem opta pelo hábito.
O consumo de água morna ainda auxilia em casos de congestão nasal, dor de garganta e na redução de cólicas menstruais.
Equilibre seus hábitos
Inicialmente, é importante entender a importância de consumir níveis adequados de água no nosso dia a dia — independente da temperatura em que ela estiver.
O consumo de água está diretamente ligado à manutenção dos nossos órgãos vitais, auxiliando-os a absorver melhor os nutrientes, além de ajudar nosso metabolismo e hidratar nossa circulação. De fato, todo o corpo necessita de água para realizar suas funções.
Investir em purificadores de água, por exemplo, pode ser uma boa opção para garantir a utilização de uma água pura e de qualidade.
Não manter uma rotina saudável de consumo de água pode trazer problemas ao funcionamento do organismo e afetar a saúde das pessoas.
Por isso, não se esqueça de monitorar o próprio consumo. Hoje existem diversos aplicativos que nos ajudam a lembrar e medir a quantidade necessária. E se sair de casa, não se esqueça de levar uma garrafa para se hidratar durante o dia. São esses hábitos que nos proporcionam uma melhor qualidade de vida.