A atividade física é fundamental para a promoção e a manutenção da saúde. Isso é verdade em todas as idades e especialmente importante para os idosos.
Manter-se ativo na terceira idade diminui o risco de depressão, doenças do coração, osteoporose, diabetes e alguns tipos de câncer. Se exercitar também é uma oportunidade de ampliar os vínculos sociais e fazer amizades.
Quais são as atividades físicas mais indicadas para a terceira idade?
Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, natação, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.
Nesta faixa etária são importantes exercícios que trabalhem a coordenação motora e o equilíbrio, e que melhorem a força nos membros inferiores, para aumentar a independência do idoso e segurança nas atividades da vida diária. Além disso, se a atividade for em grupo, melhor! Para além da parte física, atividades em grupo trabalham questões psicológicas e sociais.
Conheça os benefícios das atividades mais indicadas para a terceira idade
- Caminhada
Com caminhadas diárias, o idoso previne ataques e problemas do coração, controla a pressão arterial e reduz os níveis de colesterol. Além de tonificar os músculos e fortalecer os ossos, a caminhada diária aumenta a energia, controla o peso, melhora o sono e o bem-estar físico e mental.
- Natação
As atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, permitem a realização de movimentos sem impactar articulações e tendões. A hidroginástica é bastante popular por ser uma atividade segura. Existem potenciais benefícios tanto na capacidade aeróbica como na força muscular e flexibilidade, dependendo do treino.
- Alongamento
Estudo publicado na Revista Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, mostra que exercícios de alongamento e ginástica, por serem de fácil aplicação e aprendizagem, tornam-se uma opção simples e eficaz na melhora da capacidade funcional e qualidade de vida de idosos.
- Dança
A dança ajuda a manter o condicionamento aeróbico, a força muscular e a flexibilidade, e melhora especialmente o equilíbrio corporal e a coordenação motora. Também permite ao participante alcançar estados emocionais positivos.
- Musculação
A musculação para idosos (ou exercícios resistidos) têm sido muito estudada, com boa segurança tanto articular como cardiovascular. Se realizados com supervisão, são os exercícios com maior potencial de aumentar a força muscular e a massa óssea. Os benefícios da musculação podem ser alcançados com dois treinos por semana, em dias não consecutivos.
Dicas para iniciar a atividade física na terceira idade
Para que a prática de atividade física impacte de forma positiva na qualidade de vida do idoso é essencial o acompanhamento de um médico ou profissional da área. Portanto, antes de iniciar o treinamento, os praticantes devem ser avaliados e receber orientações individualizadas quanto ao tipo, intensidade, frequência e duração dos exercícios.