Anitta é uma cantora, dançarina, atriz e empresária brasileira. Ela começou sua carreira musical em 2010, com o lançamento da música “Show das Poderosas”. Desde então, ela se tornou uma das artistas mais populares e bem-sucedidas do Brasil, tendo lançado muitos outros sucessos, incluindo “Meiga e Abusada” e “Bang”.
Além da sua carreira musical, é ativa nas redes sociais e tem mais de 60 milhões de seguidores no Instagram. Em 2020, ela lançou um documentário que mostra sua carreira e vida pessoal. Em 2021, ela fundou uma empresa de investimento focada em start-ups e tecnologia.
1- Seu nome não é Anitta
Ela nasceu com o nome de Larissa de Macedo Machado em 30 de março de 1993, no Rio de Janeiro, Brasil.
Larissa escolheu o nome artístico “Anitta” para se diferenciar de outras pessoas com o mesmo nome. O nome “Anitta” é uma referência a uma minissérie chamada “Presença de Anita”, a qual ela achava a personagem Anita “incrível” pois conseguia “ser sexy sem ser vulgar, menina e mulher ao mesmo tempo”.
A mudança de nome também foi uma forma dela se reinventar e se destacar no mercado musical, dado que não é um nome tão comum.
2- Formação
Ela estudou o curso técnico de Gestão Administrativa pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), ela recusou um estágio na Vale do Rio Doce para seguir carreira na música. A cantora disse que aplicou os conhecimentos adquiridos no curso, em sua carreira como empresária e administradora de sua própria carreira.
Um detalhe interessante, é que ela é professora na Estácio de Sá, tendo lançado em 2022, um curso intitulado “Anitta Prepara”, em que ensina estrátegias de marketing, empreendedorismo, inovação e negócio.
Ver essa foto no Instagram
3- Religião
A cantora é adepta do candomblé, e consciente do impacto que suas ações causam, compartilhou em suas redes sociais em 2021, uma foto com seu pai de santo, agradecendo-lhe por suas orientações religiosas. Esta atitude reflete as características de seu Orixá Equede Larissa, filha do Orixá Ológúnede, respeitado pelos Orixás mais velhos.
Como uma mulher corajosa, funkeira, feminista, empresária e ativista em diversas causas, Anitta se orgulha de sua tradição religiosa e luta contra o racismo religioso com apenas uma foto e seu alcance significativo nas redes sociais.
A afirmação positiva da identidade religiosa das pessoas pertencentes às tradições da diáspora africana é uma questão política que requer muita coragem.
Embora sejam frequentes os pedidos para que os artistas e adeptos de influência popular denunciem o racismo religioso e se posicionem publicamente, poucas pessoas estão dispostas a enfrentar os constantes ataques racistas, a perda de seguidores e até mesmo a perda de contratos.
No Brasil, enfrentamos tempos sombrios de intolerância contra as religiões de matrizes africanas, incluindo perseguições do Estado e avanço do neopentecostalismo associado a grupos criminosos.
Anitta também levantou uma discussão entre a comunidade religiosa sobre sua pertença. Apesar disso, a celebração pública de sua religião é um ato importante de coragem em um momento de perseguição e opressão
4- Compositora e empresária
No ano de 2021, ela comemorou 10 anos de carreira. Além de cantar música pop e funk, ela também faz interpretações em espanhol e inglês e já foi indicada ao Grammy cinco vezes.
Em junho, se apresentou no Rock in Rio Lisboa e esteve no Lollapalooza de Paris em setembro de 2022. Tendo também já se apresentou no Coachella. Durante cinco anos, a cantora administrou sua própria carreira, mas em 2019, a função de empresária passou para o americano Brandon Silverstein.
5- Mulher mais poderosa do Brasil (Forbes/2020)
Anitta saiu na lista 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020 da Forbes. Ela comemorou a conquista no Instagram:
Ser mulher. Antes de tudo começar eu não pensava que as coisas realmente mudassem de figura e se tornassem muito mais desafiadoras quando você é mulher.
Ser mulher e jovem. É ainda mais difícil se impor, comandar e quebrar barreiras quando te subestimam por ainda ser jovem demais.
Ser mulher, jovem e abertamente livre sexualmente. Aí o tempo fecha de verdade. Mas, como não sou feita de açúcar, resisto.
Obrigada, Forbes Brasil, pelo título. Ser considerada uma das mulheres mais poderosas do país, depois de tudo que passei, é um respiro de alívio e sensação de realização. Vamos seguir.
– Anitta via Instagram
6- Apresentadora, atriz e produtora
Em 2016, ela apresentou o programa “Música Boa ao Vivo” e teve tanto sucesso que ganhou seu próprio programa, “Anitta entrou no grupo”, com duas temporadas. Durante a pandemia, ela também participou do programa “Anitta dentro da Casinha” da Multishow.
Em 2020, a cantora estreou como atriz na novela “Amor de mãe”, interpretando o papel de Sabrina por cinco episódios. Também naquele ano, ela estrelou o documentário “Anitta: Made in Honório”, disponível na Netflix, que se concentra em sua carreira e vida pessoal, e em que ela também atuou como produtora executiva.
Ver também