Muito provavelmente você já ouviu falar sobre como cozinhar com panelas de ferro é vantajoso tanto no preparo de uma refeição deliciosa quanto para saúde do corpo, uma vez que a panela transfere suas melhores propriedades para a comida sem deixar gosto. Ainda assim, é comum que surjam dúvidas sobre qual é o melhor modelo a se usar: a frigideira ou a caçarola de ferro fundido.
Pra que você aproveite suas panelas da melhor forma, elaboramos esse artigo apresentando quando qual é a panela mais adequada e o que cozinhar com cada uma delas. Confira a seguir!
O que cozinhar na Frigideira
A frigideira de ferro é ideal para fritura, como já é esperado. Além disso, ela também é perfeita para grelhar e selar alimentos, especialmente uma vez que o fundo da panela pode chegar a temperaturas muito altas e aquecer de maneira uniforme.
Isso faz da frigideira de ferro fundida um instrumento capaz de entregar resultados profissionais ao que se refere ao preparo de um bife: com o interior rosado e macio e uma crosta levemente crocante por fora.
Hoje o mercado conta com diversas opções de modelos de frigideira, portanto aqui vão algumas dicas do que fazer com cada uma:
Wok – utilize para refogar alimentos e preparar pratos típicos do oriente.
Omeleteira – você pode utilizá-la tanto para o preparo de omeletes quanto para panquecas, tapiocas, pizzas de frigideira entre outras receitas.
Paella – é excelente para o cozinhar o famoso prato espanhol, mas também para flambar carnes e legumes e preparar pastéis assados.
Caçarola
Por sua vez, a caçarola de ferro é o modelo mais tradicional e versátil em toda a história da cozinha. A sua principal característica é sua altura, uma vez que essa panela tem o fundo consideravelmente mais fundo. Diante disso, ela é ideal para o cozimento de alimentos, especialmente por sua capacidade de conservar o calor dentro dela de forma homogênea, levando ao cozimento perfeito das carnes e legumes.
Uma vez que essa panela é própria para cozimento e ainda se trata de um modelo bastante prático e versátil, você pode utilizá-la para fazer as receitas mais básicas do dia a dia, como macarrão, arroz e feijão. Mas também pode fazer o preparo de deliciosos ensopados, risotos, carnes cozidas, purês, cremes etc.