A saúde é uma área com muitas possibilidades de atuação. Afinal, os médicos e especialistas, como um urologista Uberlândia, oncologista em Uberlândia ou uma clínica ginecológica Uberlândia são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas.
Uma das especialidades mais procuradas, é a dermatologia. Ainda não sabe o que um médico dermatologista faz? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre um especialista dessa área:
O que faz um dermatologista?
Ao contrário do que muitos pensam, um médico dermatologista não é responsável somente por auxiliar nos cuidados com a pele do rosto e do corpo relacionados à beleza, a sua atuação vai muito além disso.
Além da parte estética da pele, o dermatologista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças da pele, para a garantia da saúde e do bem-estar dos pacientes.
Quando procurar um dermatologista?
Realizar consultas em clínicas médicas em Uberlândia periodicamente é muito importante para cuidar da saúde.
Procurar uma clínica dermatologista em Uberlândia é ideal para prevenir e tratar doenças que afetam a pele, o cabelo, as unhas e as mucosas. Afinal, existem diversos problemas de saúde que podem acometer essas partes do corpo.
Pessoas de todas as idades que possuem alterações nessas partes do corpo devem procurar um médico especializado, para que seja possível diagnosticar doenças e indicar o tratamento, se for necessário.
Motivos para agendar uma consulta com um médico dermatologista
Alguns sintomas e situações podem ser sinais evidentes de que há necessidade de procurar por um dermatologista em Uberlândia, como é o caso dos seguintes casos:
- Aparecimento de cistos e lipomas;
- Quelóides;
- Lesões e feridas com pus;
- Lesões e feridas que sangram e que não cicatrizam;
- Pele sensível;
- Pele ressecada;
- Pele oleosa;
- Presença de cravos, espinhas e acne;
- Desenvolvimento de coceiras e descamações na pele;
- Aparecimento de celulite, estrias, rugas e flacidez no corpo;
- Suor excessivo em diferentes regiões do corpo;
- Aparecimento de manchas vermelhas ou esbranquiçadas;
- Coceiras no corpo;
- Excesso de oleosidade nos cabelos;
- Unhas fracas e/ou manchadas;
- Queda excessiva de cabelo;
- Excesso de crescimento de pelos no corpo;
- Coceira no couro cabeludo.
Além desses, muitos outros sintomas podem significar uma necessidade de procurar um médico especializado no assunto para tratar de eventuais doenças que podem ser diagnosticadas.
Mesmo na ausência de sintomas, é fundamental realizar consultas periodicamente, para a prevenção de patologias.