Um dos Volkswagen mais antigos do mundo, Fusca 1939 com chassi 03 foi restaurado após incêndio e está valendo 300 mil euros, R$ 1,6 milhões atualmente!
Esta restauração foi realizada por um Museu na cidade de Hamburgo, na Alemanha, o Prototyp Automuseum, após dois anos de trabalho. Em 1948, foi encontrado, sem motor, em um galpão sendo adquirido pela família Raffay, dona de uma das primeiras concessionárias da Volkswagen na Alemanha.
Um dos Fuscas mais antigos existentes até hoje, o pré-série VW 39 de chassi 1-0003, ou o que restou dele após um incêndio na coleção Raffay, em 2011. Teve outros automóveis destruídos pelas chamas, havia ainda um raríssimo Lohner-Porsche, modelo híbrido (a gasolina/elétrico) costruído por Ferdinand Porsche, em 1901.
Dia Internacional do Fusca
O Volkswagen Fusca é um carro compacto que foi produzido pela Volkswagen AG a partir de 1938 até 2003. É um dos carros mais emblemáticos e reconhecidos em todo o mundo e é especialmente popular na Alemanha, Brasil e Estados Unidos.
O carro foi projetado para ser acessível e de baixo custo, tornando-se um dos primeiros automóveis “populares” na história. O Fusca tem uma aparência única, com linhas curvas e uma silhueta arredondada, e é amplamente considerado um ícone do design automotivo.
Apesar de sua produção ter sido encerrada há muito tempo, o Fusca continua sendo um carro muito amado e apreciado, especialmente entre os entusiastas de carros antigos.
Em 22 de junho, fãs do Fusca em todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Fusca. Em 1934, a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche assinaram um acordo para a criação do Volkswagen naquela data.
Em 1995, durante um encontro de fãs do Fusca em Bad Camberg, Alemanha, foi decidido que 22 de junho seria “o dia para dirigir o Fusca até o trabalho”. Essa data tornou-se popular entre os aficionados brasileiros também.
O Brasil também tem seu próprio Dia Nacional do Fusca, o dia 20 de janeiro, data do lançamento oficial do besouro feito no Brasil (em 1959).
O Fusca 1939
Antes da Reforma
Depois da Reforma
***Fontes: Diário do Nordeste e Mundo Fixa
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