Em todas as fases da vida, existe uma grande importância de procurar especialidades específicas, como uma consulta ginecológica em Uberlândia, uma clínica urologia em Uberlândia ou clínica oncológica em Uberlândia.
Quando o assunto é saúde infantil, não tem como não falar sobre pediatra, não é mesmo? Entenda um pouco mais sobre a importância desse especialista para as crianças, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse assunto:
O que faz um pediatra?
O pediatra é o médico especialista responsável por cuidar da saúde das crianças e dos adolescentes. Dessa forma, o profissional é formado em medicina e especializado em saúde infantil, para auxiliar diretamente na assistência desse público, prevenindo e curando doenças infantis.
Nesse sentido, as crianças e os adolescentes que possuem sintomas de doenças devem procurar clínicas médicas em Uberlândia especializadas no assunto, para consultar-se com um profissional devidamente capacitado para o diagnóstico de patologias características da faixa etária.
Como atua um pediatra?
O pediatra em Uberlândia atua em hospitais, clínicas e consultórios, de forma preventiva ou curativa.
De forma preventiva, o especialista é responsável por orientar os pais para a prevenção de doenças, garantindo uma criação saudável e responsiva, prevenindo acidentes e até mesmo fortalecendo laços.
Por outro lado, de forma curativa, esse profissional atua no diagnóstico de patologias e na prescrição de tratamentos, como remédios e exames para garantir a saúde das crianças e adolescentes, dos primeiros dias de vida até o início da fase adulta.
Onde atua um pediatra?
É importante lembrar também que o pediatra pode se especializar em outras áreas, como cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, imunologia, infectologia, neurologia, nutrologia e muitas outras.
A importância da pediatria na saúde da criança
A pediatria é muito importante na prevenção e no diagnóstico de doenças que acometem as crianças e os adolescentes. Isso porque, o especialista atua na orientação de hábitos saudáveis, para que os pais possam tirar dúvidas e ir pelo melhor caminho para garantir a saúde dos filhos.
Além disso, o pediatra acompanha o crescimento da criança, auxiliando diretamente no desenvolvimento para a fase adulta, para que patologias possam ser prevenidas e tratadas da melhor forma, quando for necessário.
Nesse sentido, o pediatra é um profissional muito importante e deve ser consultado regularmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a frequência de visitas ao pediatra deve seguir a faixa etária da criança:
- 5 a 30 dias de vida: três consultas;
- 2 a 6 meses: uma visita ao mês;
- 7 meses a 2 anos: uma visita a cada dois meses;
- A partir dos 2 anos: uma vez a cada três meses;
- 6 anos: uma consulta por semestre;
- 7 aos 18 anos: uma consulta por ano.