Os carros da Ford deixaram de ser produzidos no Brasil em janeiro de 2021. Até então, a multinacional operava uma fábrica de veículos de Camaçari (BA) e outra de motores e transmissões em Taubaté (SP), além da unidade de Horizonte (CE), que montava os jipes da marca Troller.
A proposta da Ford desde então, é apostar em carros “premium”, ou seja, modelos com valor mais alto e consequentemente mais qualidade.
Isto posto, saiba o local de fabricação de todos os modelos que a montadora americana tem disponível atualmente, acompanhe nas próximas linhas:
Ford Ranger e Transit (Argentina)
Na Argentina, a marca americana investe em carros grandes, como picapes e utilitários. A Ford Ranger e a van Transit vendidas aqui no Brasil, por exemplo, vem de lá. Então, já que a Argentina era um país com expertise para a fabricação desses modelos de maior valor agregado, foi mais fácil fabricar por lá.
Ford Maverick e Bronco Sport (México)
A picape Maverick e o SUV Ford Bronco Sport são produzidos na fábrica de Hermosillo, México, através de um acordo comercial entre os países que isentam de impostos de importação. Fábrica essa que a Ford investiu bastante nos últimos anos.
De qualquer forma, graças ao acordo comercial entre o país e o Brasil, novos modelos produzidos por lá podem chegar por aqui, o que não deixaria de ser um ganho indireto também para nós.
Ford Territory (China)
O Ford Territory é produzido em parceria com a JMC, uma joint venture que a Ford tem naquele país, na planta de Xiaolan. Ele é derivado do utilitário esportivo chinês JMC Yusheng S330 e fabricado pela própria JMC, tanto é que o nome do veículo na traseira possui uma fonte de letras bem característica, além de vários pontos do carro, terem indicações em mandarim.
Ford Mustang (Canadá)
O famigerado esportivo da Ford é fabricado no Canadá, e foram feitos ajustes pela engenharia para as condições do Brasil. Além disso, alguns equipamentos e o acabamento foram adaptados ao gosto dos brasileiros. Em suma, porém, o Mustang Mach 1 oferecido aqui é igual ao carro vendido nos Estados Unidos. Isso porque, diferentemente do modelo de 1969, o atual é um produto global.