Em meados da década de 40, especialistas começaram a debater o consumo de alimentos de origem animal como, ovos e laticínios. Entretanto, o termo vegano surgiu em 1944, graças a um marceneiro britânico, desde então este conceito criado transformou-se mais que um estilo de vida, mas em um movimento político e ético. Somente alguns anos depois, em 1949, a sociedade vegana definiu os objetivos do movimento, englobando o não consumo de carne e outros produtos de origem animal.
Como repor as proteínas da carne e de outros alimentos de origem animal?
Os simpatizantes do veganismo sempre questionam sobre a preocupação em relação a uma dieta equilibrada, onde o organismo consiga suprir todos os nutrientes necessários. Felizmente, apesar de os alimentos provindos dos animais, como, a carne, serem ricos em proteínas, eles não são os únicos favorecidos que encontramos no mercado. Sabemos que o acompanhamento nutricional é fundamental nesta etapa de adequação, mas para ajudar você neste processo, listamos 4 alimentos ricos em proteínas também:
- Amêndoas: 100 gramas = 21,1 gramas de proteína;
- Amendoim: 100 gramas = 26 gramas de proteína;
- Soja: 100 gramas = 34 gramas de proteína;
- Quinoa: 100 gramas = 14 gramas de proteína.
- Dica: aposte em comprar sementes ou grãos!
Dicas e acompanhamentos para o seu churrasco sem carne
Ao contrário do que muitos pensam, a dieta vegana não é limitada, há uma rica variedade de hortifrúti, grão, sementes e muito mais! Neste contexto, para mostrar que um churrasco sem carne também pode deixar água na boca, separamos duas das receitas mais tradicionais para um churrasco, adaptadas ao veganismo, confira abaixo:
Espetinho de kafta vegano: trigo para quibe
Tradicionalmente na culinária árabe, a kafta consiste em um bolinho de carne, que acabou entrando no gosto dos brasileiros para o churrasco. Adaptando ao veganismo, este espetinho pode ser preparado com trigo para kibe, mas atenção para remeter ao sabor tradicional é preciso investir em temperos, como: cebola, alho, pimenta, sal, páprica, hortelã, entre outras iguarias que sejam ao seu gosto e dos seus convidados.
Pão de alho vegano
É inegável a paixão que os brasileiros têm pelo pão de alho, este acompanhamento tornou-se presença obrigatória no churrasco nacional, portanto, não diferiria para os veganos. Sendo assim, para prepará-lo será necessário o pão de sua preferência (indicamos o francês), além de leite e óleo vegetal, limão, alho, sal, salsinha fresca e outros temperos que sejam de sua preferência!