Peixe bacalhau e sua história do Brasil
Desde a época da colonização, os portugueses influenciaram, assim como outras nações, toda a construção da cultura brasileira e é esta mistura que faz ser uma cultura tão rica. Portanto, desde as festas, até a culinária, os brasileiros passaram a aderir, por exemplo, alimentos que antes não eram consumidos no país, como o peixe bacalhau.
Embarcações portuguesas e o peixe bacalhau
As navegações de Portugal demoravam cerca de 3 meses até chegar ao Brasil, neste contexto os ingredientes trazidos no navio precisavam ser conservados durante este tempo, para que não estragassem. Com o processo de salga, os peixes foram considerados ideais para a época, inclusive o peixe bacalhau. Assim, começaram as exportações do bacalhau da Noruega, caindo no gosto popular. Neste conteúdo você aprenderá a fazer a melhor bacalhoada, confira!
A bacalhoada na culinária brasileira
Após esta breve história, dá para imaginar como a bacalhoada foi inserida na culinária brasileira, não é mesmo? De origem lusitana e com influências do catolicismo, o prato português trouxe mais do que apenas o peixe, mas também outras iguarias que não eram comuns no Brasil naquela época. Em festividades, dando ênfase principalmente na Páscoa e no Natal, o consumo do peixe bacalhau passa a ser ainda maior!
Inspire-se nos portugueses e vamos lá!
Agora que você já sabe tudo sobre este peixe e sua influência no Brasil, que tal aprender a fazer? Portanto, para te ajudar a preparar a melhor bacalhoada, separamos os ingredientes e modo de preparo, confira abaixo:
Ingredientes
- 1 kg de lombo de bacalhau dessalgado;
- 1 kg de batata (em rodelas);
- 3 cebolas (em rodelas);
- 1 pimentão verde (em rodelas);
- 1 pimentão vermelho (em rodelas);
- 1 pimentão amarelo (em rodelas);
- 4 ovos cozidos (em rodelas);
- 1 xícara de azeitona preta;
- Azeite de oliva, pimenta-do-reino e salsa picada (a gosto).
Modo de preparo
- Cozinhe em uma panela por 20 minutos, o bacalhau dessalgado com água para cobrir o peixe pela metade;
- Durante o cozimento, espete, com ajuda de um garfo, o peixe até ele ficar firme. Após isto, reverse-o;
- Em outra panela, cozinhe todas as batatas em água fervente, até ficar al dente. Quando prontas, escorra e as reserve;
- Adicione na sua panela de preferência e refogue: 1 fio de azeite, as cebolas, a pimenta-do-reino, o pimentão verde, amarelo e vermelho;
- Em uma assadeira funda, acomode as batatas, adicione o refogado de pimentão e as postas de bacalhau;
- Acrescente uma camada do refogado de pimentões, mas desta vez inclua os ovos, a azeitona preta e regue com muito azeite;
- Leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos;
- Por fim, finalize com salsa picada e bom apetite!